domingo, 25 de julho de 2010

Chegaram os materiais!


A notícia mais aguardada pela UnB Ceilândia finalmente chegou, mas não foi recebida com alegria por parte da comunidade acadêmica, que mais uma vez vai ter que dar um "jeitinho". Na última quinta-feira (22 de julho), um caminhão começou a descarregar os equipamentos para as práticas de fisioterapia e terapia ocupacional onde funciona nosso campus provisório, o CEM 04. Que o lugar tem problemas de todo o tipo, todos nós sabemos. Nada é suficiente. Não há espaço para nada. E onde foram guardados os materiais novos? Dentro do laboratório multiuso!
Quando os alunos começaram a questionar a diretoria sobre
o ocorrido, fomos repreendidos por estarmos reclamando de algo que é para a melhoria do andamento dos cursos.
Claro que concordamos nisso, mas sabemos que não há espaço para esses aparelhos serem montados, tampouco lugar adequado para colocá-los; e o que seria motivo de alegria para os estudantes, torna-se mais um transtorno. Por causa dos materiais estocados, não teremos aulas no laboratório. Se ainda havia uma ínfima esperança de uso do espaço para as práticas de microscopia e bioquímica com o fim da greve dos funcionários, agora não há mais nenhuma.

10 comentários:

Anônimo disse...

Até que ponto chegamos!

Anônimo disse...

Denúncia errada manipula informações como a deste blog. O espaço nas fotos, nunca foi local para práticas de bioquímica, mas sim uma sala de apoio que não está sendo utilizada em função da greve dos funcionários. É preciso ter mais responsabilidade na veiculação de informações, principalmente as equivocadas! Se o responsável pela moderação deste blog realmente tiver um compromisso com a veiculação de informações, ela será publicada.

Rafaela disse...

Olá, pessoa anônima.
Creio que você esteja equivocad@ quanto à afirmação de que o laboratório multiuso nunca foi local para as práticas de bioquímica e microscopia. De fato, NESTE semestre ele nunca chegou a ser usado. Mas eu mesma, que sou aluna do 2° período fiz uso do local semestre passado para essas práticas que citei. E também citei no texto que se havia alguma esperança de usar o espaço para essas práticas (entenda-se com o fim da greve dos funcionários), agora não há mais (entenda-se com o estocamento dos materiais no espaço). Leia novamente.

Anônimo disse...

Então Rafaela, o local onde estão os equipamentos é uma sala de apoio que nunca foi usado para microscopia ou práticas em bioquímica (Nem tem como em um espaço com cadeiras se fazer tais prática). Os espaços destinados a estas práticas continuam livres para funcionamento. Se você não as utilizou, cobre seu professor para planejar práticas e utilizá-las, pois as salas continuam disponível Veja bem, já que você é do 2º período, o laboratório multiuso é composto por 5 espaços: (1) sala dos técnicos, (2) sala de apoio com cadeiras (onde foram provisóriamente armazenado os equipamentos), (3) sala com modelos anatômicos e simuladores da enfermagem, (4) sala de microscopia (livre para uso) e (5) sala para procedimentos de química e bioquímica (livre para uso).

Rafaela disse...

Não entendi o que você disse.
Os equipamentos estão na sala de apoio, confere. Desconheço esses 5 espaços que você citou, pois quando entramos na sala multiuso, encontramos um espaço com armários, depois um cubículo dos técnicos (com alguns computadores), depois um local, onde creio eu ser o laboratório de microscopia, com bancadas, cadeiras e microscópios e junto disso os modelos anatômicos num canto, depois disso, o espaço para prática de bioquímica, porém as práticas de bioquímica são feitas na bancada e só depois levadas para o espaço (quando é necessário colocar em estufa, etc - um local onde não cabem nem 10 pessoas ao mesmo tempo) Essa separação é quase inexistente, e são espaços muito pequenos. Você considera que estão em funcionamento? Você considera que essas práticas não são feitas no local que você citou como sendo o 2?
Você é alun@ da FCE? Se for, me acompanhe um dia até o laboratório e me mostre isso. Sem ironia, é que não visualizo dessa maneira. E quase ninguém visualiza também.

Anônimo disse...

Já que não entendeu, vou tentar explicar melhor. O espaço que se chama laboratório multiuso é um espaço de cerca de 500m2 dividido nos cinco espaços que eu já descrevi. Cada espaço deste possui cerca de 100 m2, portanto, não são "cubículos", muitos apartamentos de 3 dormitórios possuem 80 m2 em média. Tais espaços são similares ao espaço do outro lado do correddor que é identico, lembra? Lá temos funcionando no comecinho o SAA e mais quatro salas planejadas por arquitetos para comportar até um máximo de 50 alunos (bem mais do que os 10 alunos mencionados no seu último comentário).

Os equipamentos estão na sala de apoio que antes de ser ocupada era ocupada por cadeiras e utilizada como uma sala de aula teórica, confere?

Os espaços onde você teve aula teórica foram os dois últimos espaços que foram projetados para comportar até 30 alunos em um quantitativo de cerca de 3 alunos por microscópio. A bancada onde estão os modelos anatômicos nunca foi uma bancada de análise bioquímica, as estufas é que estão ocupando o espaço que antes não era destinado para isso (totalmente compreensivo visto ao carater de implantação de um novo campos que só tem 2 anos de idade).

Lá é um espaço para as práticas de anatomia, simulação de enfermagem e avaliação. OK!

Se você desconhece ou acredita que seja de algum jeito que as coisas funcionam, não significa que não é verdade e isso se resolve fácil. Vá lá conhecer o laboratório, peça para um técnico te explicar se esta difícil de entender o que escrevo!

O que sou não importa! Acho lícito permanecer anônimo, visto que exite essa opção neste blog e não tenho objetivo de poleminar minha pessoa, mas sim esclarecer e minimizar os efeitos de informações equivocadas!

Todos nós somos atores desta implantação e informações descritas da forma que esta no seu blog distorce a verdade, expõe o coletivo da Faculdade de Ceilândia e não se reverte em benefício para nós! Tenho mais do que 2 semestres de FCE e tenho acompanhado a evolução das coisas!

Temos um problema sim com relação ao campus, mas uma maneira mais resolutiva seria você publicar o ocorrido com os equipamentos de uma forma a mostrar para os responsáveis pela construção do Campus (GDF) que necessitamos urgente que a construção finalize, pois os equipamentos estão sendo armazenados em espaços que poderiam ser utilizados para apoio às práticas laboratoriais.

Sinto muito se estou te ofendendo com o que estou escrevendo, sinceramente não é a intençao!

Quanto à mostrar o laboratório para você, não vejo necessidade. Para publicar estas informações você não precisou de ninguém! Assim, julgo importante você, também por inciativa própria, chegar as informações que estou escrevendo aqui.

Sem ironia também, assim como você e os demais alunos que não enxergam desta forma, precisam se informar melhor!

Informações do tipo:...não entendo ... acredito ... quase ninguém, são totalmente projeções pessoais!

Anônimo disse...

Não vai publicar nossa última conversa?

Rafaela disse...

1º Não me ofendeu nem um pouco com suas visões utópicas.
2° Meu texto é baseado em projeções pessoais porque assim eu vi, vivenciei e tenho vivenciado na faculdade.
3º Me dirigir a qualquer pessoa para saber o que está acontecendo não é uma boa opção. Veja o exemplo do MSC e a "integração" que têm com a direção da faculdade.
4º Ontem passei na frente do laboratório e realmente vi que existe um espaço que ainda pode ser usado para as aulas nas bancadas, mas que o material tomou um espaço que também era usado para isso é inegável.
5º Com negação nada é resolvido. Existe o problema e não importa se você acha que eu fui sensacionalista ou não. Ele existe.
6º Se minhas informações foram potencializadas, as suas foram minimizadoras e maquiadoras de forma proporcional, como é clássico das atitudes na FCE.
7º Não entendo o porquê de tanta preocupação em discutir isso comigo, não sou jornalista e o texto não foi publicado em veículos de informação influentes.
8º Não vou mudar nem apagar o texto. As pessoas podem ler seus comentários e acreditarem em você, esse é um espaço aberto. Aceito todos os comentários. E como você disse, o texto é baseado em projeções pessoais, que são diferentes.

Ciência Brasil disse...

Será que o comentarista anonimo trabalha para a turma da reitoria? Nossa ele sabe de tanta coisa... tem tantas explicaçoes....

Marcelo Hermes
prof da UnB

Rafaela disse...

Pois é, Marcelo!
Estranho, né?
Mais estranho quando as fotos estão GRITANDO a realidade!
Enfim, a gente explica de novo e de novo e discute de novo e de novo e explica e discute e explica e discute...
Reiterando que hoje o espaço foi desocupado e segue normalmente suas atividades, mas ainda não cabem mais de 30 alunos lá. Nas práticas de imunologia fazemos revezamento de microscópios!
Uma sala foi desocupada, integrando-se ao laboratório, onde os novos materiais foram montados, o que dos males, é o menor. Uma sala a menos, um laboratório a mais. Espero que seja usado (ainda não tive a oportunidade).