sábado, 12 de setembro de 2009

Sobre gatos, cachorros e pessoas.

Conheci um cara na faculdade que partilha da mesma paixão que eu: cachorros. Conversamos bastante sobre essa e outras paixões, então ele me contou sobre uma paixão que se foi. Eu disse a ele que algumas pessoas são gatas, ora! Não bonitas, mas Felis silvestris catus. Todos sabem como é aquele bichano fofo, de olhos profundos e extremamente carente. Você se apega, o leva para casa e dá carinho, comida e aconchego. Ele passa os dias na rua e volta para comer e dormir. O cachorro chega (não o sem-vergonha, o Canis lupus familiaris) e te olha com olhar de abandonado. Você o dá carinho, comida e aconchego. Ele retribui. Você sai de casa por 15 minutos e quando volta ele fica feliz como se você tivesse viajado, enquanto o gato está pela rua. Está chovendo, mas quando o cachorro te escuta abrir o cadeado do portão, ele nem se importa se vai se molhar ou se a água é fria, ele corre pra te ver, mostrar todo o carinho que sente por você - mesmo que te suje de lama e te molhe também. O gato, fica na sala, espreguiçado no sofá, muito confortável pra te notar.
Assim são as pessoas. Pessoas-gato e pessoas-cachorro. As pessoas-gato pensam em seu banhos de sol enquanto as pessoas-cachorro pensam em seu dono, pensam em sua comida e aconchego enquanto as pessoas-cachorro pensam a quem agradecer por isso.
De qualquer forma, ninguém é 100% gato ou cachorro. As pessoas são complicadas, imprevisíveis. A começar por nós mesmos.
Ninguém resolve nada culpando o outro. O nome disso é fuga. E quem gosta de fugir são os gatos. Então, se sua paixão-gato te deixou, quem sabe um dia ela volte quando perceber que as ruas não têm comida e aconchego, ou nem volte se deixar-se apaixonar pela liberdade e pelo perigo.
E se sua paixão-cachorro te deixou, aaaaaah, ela deve estar louca te procurando!

2 comentários:

Geovanni Guilherme disse...

A metáfora é perfeita... não preciso dizer q vc escreve absurdamente bem. Sou seu fã!
;D

... disse...

Só quem é dos gatos compreendem os gatos.
Só quem é dos cachorros compreendem os cachorros.

Eu sou dos gatos.