quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Voltando Tudo.

Quando fui à biblioteca pegar um livro de Marx e Engels, vi na prateleira escondido um livro que um dia já roubou muito de mim, já me levou pra um lugar que jamais conheci, mas sinto que já estive lá, me fez provar de um sentimento que não era o amor, mas era tão profundo quanto o amor... Me fez lembrar dos meus dias de menina provinciana que gastava suas noites e madrugadas adentro paralisada por tão profunda e linda leitura, Dias e Dias, de Ana Miranda. Todo mundo está enjoado de me ver falando desse livro aqui, mas é a minha vida escrita de uma maneira menos minha.
Sempre gostei muito de Gonçalves Dias, em sarais só declamava poemas dele, eram e são os mais profundos e repletos de sentimento que já vi. Então viajo longe e faço dos olhos de Feliciana os meus, admirando tal poeta que um dia foi um menino dos sapatos apertados e calças enferrujadas, e me vejo, meus olhos verdes, minha paixão como a de Feliciana, anos se passam, pensamentos infindáveis, sonhos...
Agora eu bebo cada palavra, e me lembro de como eram meus dias quando li pela primeira vez, isso foi antes de desistir de amar, mas ainda nem sei se vale a pena desistir ou não.
Não amei muitos na minha vida, acho que nunca cheguei a AMAR, dar a vida... Mas tudo no papel é lindo, até as leis são lindas de se ler.

A poesia é para gente que gosta de errar pelos vales e campos, pelas ruas sujas, pelos becos sem saída, gente que chora a vida que se escoa lenta, longa e em vão, que ama a triste noite e suas negras asas, a poesia não é a tradução das estrelas, nem da brisa na palmeira, nem do murmúrio das florestas, a poesia é dor, sofrimento, espinho da vida a se entranhar no coração do poeta, poeta é aquele que sofre sem motivo, aquele que tem a inocência de determinarpara sua própria vida sacrifícios de que ninguém toma conhecimento e a ninguém interessa.
Pág 46 (A poesia, o poeta)

Um comentário:

Andre Brazoli disse...

Pra que deixa de amar se amar é mais facil, se você encontra a pessoa que te faz tão bem, que você mesmo não tendo o sentimento recíproco dela, sente a sua falta, sente falta dos abraços, do sorriso e do olhar da pessoa, eu estou desta forma... rs... sinto falta dos minimos detalhes, mesmo sabendo que pode não ser recíproco tudo o que sinto, mas sód e saber que ela gosta de mim não somente como amigo, está além disso, já me deixa feliz por um instante, então esperar o seu Gonçalves chegar é a melhor coisa que você pode fazer, eu mesmo disse que não ia gostar de pessoas mais novas do que eu por questão de experiencias de vida e talz, mas está pessoa, me completa em muitas coisas... então não tenho nem o que dizer mais pra você.

Esperar a hora certa chegar é a melhor das dádivas, e se conhecer é a melhor sabedoria que podemos ter.

Falow.