quinta-feira, 29 de abril de 2010

O concurso público e eu

Nunca entendi o porquê da vida ser uma eterna corrida pra se estar sempre na frente a qualquer custo. Estudamos, estudamos, estudamos, estudamos e passamos numa universidade federal. Carregamos o estigma do mais inteligente e mais capaz. Aí somos jogados de volta pra competição. Estudamos, estudamos, estudamos, estudamos, temos um bom índice de rendimento acadêmico e acabamos conseguindo aquela vaga de estágio legal. Então, mais competição. Estudamos, estudamos, estudamos, estudamos pra passar num concurso público e seremos felizes para sempre, não é assim?
A ilusão colegial é de que "passei na universidade, cheguei lá". Deveria ser. Mas, ao contrário de nossas expectativas, cada dia somos mais puxados. Daqui, dali. Oito semestres são muito do tempo que renunciamos para apenas nos dedicar às nossas formações, contudo.
Eu que continuo aqui, de crises em crises, pergunto a quem possa interessar: "Por quê?" A vida é mesmo essa corrida louca sem motivos que ultrapassem nossas zonas de conforto? Essa corrida suja por dinheiro a qualquer custo vale a pena? Pergunte a qualquer concurseiro qual é seu objetivo e ele dirá "estabilidade". Traduzindo: falta de responsabilidade, dinheiro fácil, garantia de não ser demitido. Ninguém diz que quer servir a seu Estado, que quer ser responsável ou ajudar pessoas.
Eu me recuso a entrar nesse clube. Eu não quero dinheiro acima de tudo. Eu quero fazer o que amo, independente se me dê lucros modestos, quero ajudar as pessoas voluntariamente, e, enfim, quero que as pessoas pensem como eu.
Mas essa parte é só um sonho.
Hipócrates que me ajude!

2 comentários:

Jederson Rodrigues disse...

Por isso, como diz a canção: "Somos diferentes, mas iguais na alma"...

E viva a liberdade e o prazer de sonhar!

Mila disse...

MUITO FORTE essa foto aqui do JESUS AMA TODOS.

Nossa, que baque.


POis é, espero nao precisar de hipócrates.