terça-feira, 11 de novembro de 2008

Na maré baixa.

Aqui estou, na maré baixa... Ela nunca chega a subir, mas sempre me carrega.

Pra um lugar onde nem eu sei.

Ultimamente tenho pensado coisas. Muitas coisas. Sei que sou uma mulher beeeeeem diferente das outras, e se todas as outras fossem iguais a mim, não sei para onde iria a humanidade. Mas se elas não fossem TÃO diferentes talvez as coisas seriam um pouco melhores.
Tudo tem um ar de despedida agora, final de festa...
Queria ter algo interessante para escrever aqui, mas minha agenda anda vazia nas últimas semanas... Assim como minha vida. Vazia. Partindo do princípio que suicidar-se não é apenas planejar e executar sua própria morte, mas é quando você abdica de viver, e se condiciona a existir apenas, assim está morto.

Tenho lutado contra isso, me esforçado. É difícil.





Para não sair "gão", tenho uma novidade: dia 20 de novembro estarei palestrando no colégio onde vai ser comemorado o dia da Consciência Negra. O tema de minha palestra é "Como o preconceito se apresenta nos dias de hoje".
Só o fato de ser branca e estar na organização do dia da Consciência Negra já fui sutilmente criticada... Isso me choca. Coisas do tipo: "Você nem é negra, o que tá fazendo?", ou então "Porque vocês não criam o dia da consciência branca?", outros acham um barato o dia da conciência negra, dessa maneira, é menos um dia letivo... Esses pensam até que deveria ser a semana da consciência negra, para poderem dormir mais.
A data coincide com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, e , se você não sabe que é ele precisa urgentemente saber.
É um dia voltado à valorização do negro, de sua cultura e resistência. Um dia da conciência negra no Brasil parece não fazer sentido para alguns, mas é uma questão social. 92% dos brasileiros não se consideram racistas, e destes 100% conhecem pessoas racistas. Como, então, existem tantas pessoas que não são racistas que conhecem TANTAS pessoas que são?

Mais à frente, divulgarei meu texto oficial da palestra.


Um abraço da pseudoescritora.

2 comentários:

plobrazx disse...

Só pra não sair gão.

92% dos brasileiros não se consideram racistas, e destes 100% MENTEM! Os q não conhecem... são. Realidade nua e crua!
Dia 20 de novembro não deveria ser o dia da consciência negra. Já somos conscientes! Como falaram q deveria haver um dia da consciência branca, esse seria um dia bem propício.
Não vou nem me aprofundar na questão. Um comentário não daria pra falar tudo q quero e nem da maneira q quero.

Mas... segue a vida.





O que me difere de você?

São os meus olhos negros,meu cabelo crespo ou minha vontade de vencer?




"O que me faz inferior a você?
A cor da minha pele ou o chicote que me fere?
Você nem sabe dizer!
Você não tem um motivo óbvio pra me convencer que o sangue em ti corre não é vermelho como o meu, que tua pele clara te faz enxergar no breu.

O meu sonho é liberdade!
Qual será o teu?
E se tu és livre...
Pq roubas um sonho meu?


Mas não pense que essas correntes me seguram.
Essa dor que hoje eu sinto,sei que a liberdade cura.
Então custe o que custar,
EU VOU ME CURAR!

Somos frutos da mesma semente.
Se sua mente não entende, não importa, isso não vai mudar!
Covarde homem branco, tu não sufoca o meu canto nem me faz parar.
Em cada estalo do chicote eu me sinto mais forte...vou continuar!

Pois não pense que essas correntes me seguram.
Essa dor que hoje eu sinto,sei que a liberdade cura.
Então custe o que custar,
EU VOU ME CURAR!

burundja's blues

Rogério Silva disse...

Olá, retribuindo a visita.

Não se preocupe, essa angústia passa. rs.

Boa palestra essa semana.

Coloquei seu blog entre os meus favoritos.

Abraço. Deus abençoe.

Rogério

http://rogsilva.wordpress.com