sábado, 20 de dezembro de 2008

Rise Against.

Compositor: Sonny Sandoval
Música de P.O.D.

De que adianta ter conhecimento
Qual é o sentido da vida?
Se tudo o que você faz é nada
O que você mostra
Para todas as pessoas a olhar?
Nos deixando sem nada
Além de uma voz muda
O que está te prendendo?

Levante-se!
Levante-se pelo que é certo
Resista sozinho, resista
Está disposto a tentar?
Levante-se!
Defenda o que é certo
Quando um homem sozinho...
Está disposto a morrer?



Qual é o sentido da vida?
De que adianta mudar
Se você continua fingindo
Que não há nada errado?
O que você dá
Para todos nós que esperamos
Por alguém que possamos seguir?
Se você me guiar eu te sigo
Mas só você sabe...



A tradução não está muito boa, mas esses são meus versos cotidianos nos últimos dias.
Ontem fiz uma visita à Dr. Tatiana, dona de olhos marcantes e divertidíssima! Estaremos juntas agora em sessões semanais durante alguns meses. Essa Dr. terá a grande missão de extrair o melhor de mim... E finalmente, tomei coragem! Tomei coragem pra enfrentar isso tudo, e saber que decepções fazem parte da vida, e não há frase mais sábia que "Dê tempo ao tempo".
Estou me permitindo, estou vivendo.
Agora, de verdade.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Aquele sentimento particular...

Queria ter algo interessante para publicar. Me falta tempo até para pensar sobre algumas coisas. Minha mãe está trabalhando em dois empregos e agora tenho passado manhãs e tardes com minha irmã em casa. Tenho sido a mãe dela, embora ela não precise tanto assim.
Já fiz tudo que poderia fazer. Separei o que vou usar e o que não vou, coloquei livros na prateleira divididos por gênero e em ordem alfabética, fiz faxina no quarto, na sala e em tudo quanto pude ver bagunça. Escutei Cd's antigos dos quais nem me lembrava mais, como Elvis Presley, a coleção Platinum e U2 Pop. Fiz algumas receitas vegetarianas que aprendi na internet, limpei cada canto da casa e assisti mais de 10 filmes em uma só semana. Comecei a ler um livro de um escritor britânico, Iain Pears, O Sonho de Cipião, é um livro muito grande, mas espero terminá-lo. É uma boa leitura.
É triste olhar pra mim e ver como estou. Não há vontade de realizar coisas novas nem saudade do que se passou. Meus dias tem se passado de forma lenta e medíocre.
Chega, não é mesmo?
Asneiras demais pra um post só.



Ando sentindo-me sozinha ultimamente
Não é solidão de alma, é solidão de gente.

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

P.O.D. em Brasília.

Meu Deus... que loucura! P.O.D. em Brasília.
Jamais imaginei isso, nem nas minhas mais loucas piras!
A previsão da entrada deles no palco era de 22:00 e eu estava lá desde 12:00.
Às 15:00 eles chegaram pra checar o som, deram uma palinha de Boom e Set It Off :D
Meus Deus! Era real! E eu estava ali! Eles estavam também!


23:40 - Entraram no palco.

Set list: Intro / Boom / Set it off / Addicted/ Kaliforn-i-a / Whitout Jah nothing / Youth of the nation / Lights out / Shine with me / Condesending / Southtown / Celestial - Satelite / I'll be ready / Alive / God Forbid/ (bis) Bulett the blue sky / Rock the party.


O Sonny disse pequenas frases em português: "Vamo lá família", "Desculpe pelo meu português"...
Por muitas vezes durante o show ele se emocionou e ganhou muitos presentes da platéia. Boné, cinto, pulseira, blusa, bandeira do Brasil... Até chamou um fã pra cantar com ele no palco.
Lá estava eu, extasiada... Mal conseguia gritar porque estava com um nó na garganta! Era muita emoção!
Até hoje essa emoção não me esqueceu, nem nada parecido jamais senti, e poderei dizer que será INESQUECÍVEL para mim!

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Resenha?

Nos últimos dias tenho percebido certas coisas... Depois que entrei no projeto do dia da Consciência Negra fui ferozmente criticada por ambos lados. Uns diziam que eu não era "negra o suficiente" para entender o que é ser negro, ou o que o negro é, ou seja, será que eu não conseguiria nem entender o que é ser negro mesmo não sendo? Outros diziam que eu não deveria me meter num evento desses, afinal não sou negra.
Essa pode ser a coisa mais estranha, mas eu sofri preconceito racial durante as últimas semanas. Essa é a face do racismo no Brasil. Um racismo escondido, que vem na surdina... E bem sei que não sei de quase nada para dizer o que realmente isso é, mas faço idéia.
Nós estamos aqui hoje porque é um dia muitíssimo importante voltado para a valorização da cultura negra de uma forma geral, é um dia voltado para que o negro tenha a real consciência de que não é inferior. Como foi dito por um amigo meu, esse deveria ser o dia da Conscicência Branca, afinal, os negros estão mais do que conscientizados, quem precisa de consciência são os brancos.
Viver numa sociedade em que 86% da população considerada rica é constituída por brancos não é normal. Aí entra a política de cotas nas Universidades. No início eu era contra, achava injusto. Mas injusto é nunca equilibrar o número de universitários de diferentes origens étnicas dentro das Universidades do Brasil. Por que a nota do sistema de cotas é menor? Simples. A cor da pele não determina sua inteligência, mas muitas vezes pode determinar sua condição financeira e acesso a estudo de qualidade. Quem vai passar no vestibular? O filhinho de papai que fez cursinho do Galois ou o cara que estudou a vida inteira na precária rede pública brasileira?
É esse o nexo. É essa a solução, pelo menos temporariamente. O sistema de cotas tem data para terminar. Quando esse número for equilibrado, não iremos mais precisar disso, pois os filhos daqueles beneficiados pelo sistema de cotas vão ter as mesmas oportunidades que os outros "abençoados" ao nascer em berços de ouro, ou mesmo aqueles que não tiveram seus ancestrais tratados como animais e depois jogados a esse capitalismo desumano.
Nosso dever é esse. É ainda chocar-se com essa sociedade medíocre, esse capitalismo selvagem; que exclui e não integra os indivíduos.
Conscientize-se!


Bem, era nais ou menos isso que eu tinha preparado para dizer na minha palestra de amanhã, que não acontecerá mais por motivos de força maior.


"Eu sou descendente de Zumbi
Sou bavo sou valente sou nobre
Os gritos aflitos do negro
Os gritos aflitos do pobre
Os gritos aflitos de todos
Os povos sofridos do mundo
No meu peito desabrocham
Em força em revolta
Me empurram pra luta me comovem

Eu sou descendente de Zumbi
Zumbi é meu pai e meu guia
Eu trago quilombos
E vozes bravias dentro de mim
Eu trago os duros punhos cerrados
Cerrados como rochas
Floridos como jardins" Carlos de Assumpção


PS 1.: A maré tá meia-boca agora, quase subindo... Comprei meu tão sonhado CD do Jars of Clay, o Futhermore, capinha digipack, Cd duplo, um soooonho! Vai chegar logo pelo correio!
PS 2.:Fiz um simulado no colégio e fiqui em 39º. O bom disso é que os 40 primieros ganham uma bonificação (no meu caso, 0,5 em todas as matérias). Acho que vou deixar de freqüentar o colégio depois dessa! :D
PS 3.: Cortei o cabelo. Tá estranho, noooossa, eu tô ridícula... Fiz uma franja e tô parecendo uma euro-asiática ¬¬


Um abraço da pseudoescritora, e se cuidem!