quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Resenha?

Nos últimos dias tenho percebido certas coisas... Depois que entrei no projeto do dia da Consciência Negra fui ferozmente criticada por ambos lados. Uns diziam que eu não era "negra o suficiente" para entender o que é ser negro, ou o que o negro é, ou seja, será que eu não conseguiria nem entender o que é ser negro mesmo não sendo? Outros diziam que eu não deveria me meter num evento desses, afinal não sou negra.
Essa pode ser a coisa mais estranha, mas eu sofri preconceito racial durante as últimas semanas. Essa é a face do racismo no Brasil. Um racismo escondido, que vem na surdina... E bem sei que não sei de quase nada para dizer o que realmente isso é, mas faço idéia.
Nós estamos aqui hoje porque é um dia muitíssimo importante voltado para a valorização da cultura negra de uma forma geral, é um dia voltado para que o negro tenha a real consciência de que não é inferior. Como foi dito por um amigo meu, esse deveria ser o dia da Conscicência Branca, afinal, os negros estão mais do que conscientizados, quem precisa de consciência são os brancos.
Viver numa sociedade em que 86% da população considerada rica é constituída por brancos não é normal. Aí entra a política de cotas nas Universidades. No início eu era contra, achava injusto. Mas injusto é nunca equilibrar o número de universitários de diferentes origens étnicas dentro das Universidades do Brasil. Por que a nota do sistema de cotas é menor? Simples. A cor da pele não determina sua inteligência, mas muitas vezes pode determinar sua condição financeira e acesso a estudo de qualidade. Quem vai passar no vestibular? O filhinho de papai que fez cursinho do Galois ou o cara que estudou a vida inteira na precária rede pública brasileira?
É esse o nexo. É essa a solução, pelo menos temporariamente. O sistema de cotas tem data para terminar. Quando esse número for equilibrado, não iremos mais precisar disso, pois os filhos daqueles beneficiados pelo sistema de cotas vão ter as mesmas oportunidades que os outros "abençoados" ao nascer em berços de ouro, ou mesmo aqueles que não tiveram seus ancestrais tratados como animais e depois jogados a esse capitalismo desumano.
Nosso dever é esse. É ainda chocar-se com essa sociedade medíocre, esse capitalismo selvagem; que exclui e não integra os indivíduos.
Conscientize-se!


Bem, era nais ou menos isso que eu tinha preparado para dizer na minha palestra de amanhã, que não acontecerá mais por motivos de força maior.


"Eu sou descendente de Zumbi
Sou bavo sou valente sou nobre
Os gritos aflitos do negro
Os gritos aflitos do pobre
Os gritos aflitos de todos
Os povos sofridos do mundo
No meu peito desabrocham
Em força em revolta
Me empurram pra luta me comovem

Eu sou descendente de Zumbi
Zumbi é meu pai e meu guia
Eu trago quilombos
E vozes bravias dentro de mim
Eu trago os duros punhos cerrados
Cerrados como rochas
Floridos como jardins" Carlos de Assumpção


PS 1.: A maré tá meia-boca agora, quase subindo... Comprei meu tão sonhado CD do Jars of Clay, o Futhermore, capinha digipack, Cd duplo, um soooonho! Vai chegar logo pelo correio!
PS 2.:Fiz um simulado no colégio e fiqui em 39º. O bom disso é que os 40 primieros ganham uma bonificação (no meu caso, 0,5 em todas as matérias). Acho que vou deixar de freqüentar o colégio depois dessa! :D
PS 3.: Cortei o cabelo. Tá estranho, noooossa, eu tô ridícula... Fiz uma franja e tô parecendo uma euro-asiática ¬¬


Um abraço da pseudoescritora, e se cuidem!

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Na maré baixa.

Aqui estou, na maré baixa... Ela nunca chega a subir, mas sempre me carrega.

Pra um lugar onde nem eu sei.

Ultimamente tenho pensado coisas. Muitas coisas. Sei que sou uma mulher beeeeeem diferente das outras, e se todas as outras fossem iguais a mim, não sei para onde iria a humanidade. Mas se elas não fossem TÃO diferentes talvez as coisas seriam um pouco melhores.
Tudo tem um ar de despedida agora, final de festa...
Queria ter algo interessante para escrever aqui, mas minha agenda anda vazia nas últimas semanas... Assim como minha vida. Vazia. Partindo do princípio que suicidar-se não é apenas planejar e executar sua própria morte, mas é quando você abdica de viver, e se condiciona a existir apenas, assim está morto.

Tenho lutado contra isso, me esforçado. É difícil.





Para não sair "gão", tenho uma novidade: dia 20 de novembro estarei palestrando no colégio onde vai ser comemorado o dia da Consciência Negra. O tema de minha palestra é "Como o preconceito se apresenta nos dias de hoje".
Só o fato de ser branca e estar na organização do dia da Consciência Negra já fui sutilmente criticada... Isso me choca. Coisas do tipo: "Você nem é negra, o que tá fazendo?", ou então "Porque vocês não criam o dia da consciência branca?", outros acham um barato o dia da conciência negra, dessa maneira, é menos um dia letivo... Esses pensam até que deveria ser a semana da consciência negra, para poderem dormir mais.
A data coincide com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, e , se você não sabe que é ele precisa urgentemente saber.
É um dia voltado à valorização do negro, de sua cultura e resistência. Um dia da conciência negra no Brasil parece não fazer sentido para alguns, mas é uma questão social. 92% dos brasileiros não se consideram racistas, e destes 100% conhecem pessoas racistas. Como, então, existem tantas pessoas que não são racistas que conhecem TANTAS pessoas que são?

Mais à frente, divulgarei meu texto oficial da palestra.


Um abraço da pseudoescritora.

domingo, 2 de novembro de 2008

Amy Winehouse.

De cara esse título já causa respulsa a certas pessoas, mas se você for persistente em ler meu artigo, verá que não são meras idiotisses.





Já queria ter escrito sobre ela antes, mas hoje algo que motivou. Uma cantora gospel foi ao programa do Raul Gil e simplesmente disse que ela tem o "capeta" no corpo. Engraçado como tudo é culpa do capeta... Faltou dinheiro? Capeta. Não passou no concurso? O capeta não deixou. Tem problemas emocionais? É tudo o capeta!
Odeio radicalismos e fundamentalismos, principalmente de cunho religioso.
Tampouco Jesus Cristo foi religioso. Pasmem, ele era talvez o avesso da igreja. Enquanto a igreja dizia que a mulher adúltera deveria ser apedrejada até a morte, ele disse: "Quem não tem pecado atire a primeira pedra. Vá em paz, mulher, e não peques mais" . Enquanto a igreja dizia que o publicano era ladrão, Jesus dizia "Ainda hoje repousarei em tua casa". Enquanto a igreja disse que o ladrão deveria ser crucificado, ele disse: "Ainda hoje estarás comigo no paraíso". Jesus não era um radical. Ele veio para quebrar tudo isso. Se não fosse assim (se ele fosse como todos) não teria dividido a história.
O problema é que alguns evangélicos atrofiados distorcem e julgam o que lhes parece ofensivo. Eu sinto VERGONHA disso. Sinto vergonha porque ao invés de seguir mandamentos simples como amar ao próximo, eles seguem o inverso do "Não julgueis para não serdes julgados". São sepulcros caiados.



Voltando à Amy... Sou fã. é uma das TOP 10 da minha tracklist. Ela tem uma voz inexplicável, e é dona de músicas que tem tudo a ver comigo. Só está passando por um momento difícil, e infelizmente esse momento difícil é quase irreversível por causa de um enfizema pulmonar e uma saúde bem comprometida.
25 anos. 2 CD's lançados, 6 gramys, um marido com sérios problemas, filhos, drogas e depressão profunda. Essa é Amy Winehouse. Essa é a explicação para tudo que vocês já ouviram sobre ela.
Assim como a Britney Spears, que entrou numa fria por causa do marido que a abandonou com dois filhos, Amy Winehouse, como se não bastasse é perseguida ferozmente por paparazzis e tem extensos artigos em revistas de fofoca que dizem como ela é louca e anormal, e como sua vida é uma droga. Literalmente.
"Eu só preciso de um amigo" é uma frase triste para você?
"Não é só meu orgulho, é só até essas lágrimas secarem..."
Não comparecer ao próprio aniversário por se julgar feia demais é normal?


Só me pergunto se esses paparazzis tem um pouco de humanidade. De compreender que cada pessoa é uma pessoa, e que às vezes enfrentamos problemas. Será que quem tirou essa foto sabe o que significa ter humanidade?





Eu espero - do fundo do meu coração - que a Amy se recupere. Embora saiba que ela não tem muitos anos de vida pela frente. Mesmo depois de ir e voltar várias vezes à realibitação "Rehab", ela talvez saiba que se o Ray Charles a conhecesse, ficaria orgulhoso dela (só entenderá isso quem ver a tradução de Rehab).
Existem pessoas que ainda torcem por ela. E garanto que estender a mão é mais fácil que apontar o dedo, ou até mesmo rir da situação.
Isso definitivamente não tem a mínima graça.